NOVIDADE

Entenda a diferença entre porcelanato e cerâmica

f compartilhe

Você decidiu trocar o piso para renovar o visual da sua casa mas está em dúvida sobre cerâmica ou porcelanato? Nós explicamos a diferença para você.

O porcelanato e a cerâmica são semelhantes e a principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético.

Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres. Além disso, sua temperatura de queima pode chegar a 1.200 ºC, o que lhe confere maior resistência e menor porosidade, ou seja, nível de absorção de água muito baixo.

Um material não sobrepõe o outro, o que deve ser considerado é o ambiente onde cada um será instalado, além do seu objetivo, que pode ser funcional ou decorativo. 

Para fazer a escolha certa, o cômodo em que o piso será aplicado deve ser analisado.

A área será molhada ou seca? Internas ou externas? As características de uso dos ambientes devem ser levadas em consideração na hora de comprar o piso adequado.

Vamos entender? O porcelanato natural, também conhecido como porcelanato técnico, é a categoria com menos etapas produtivas. Bastante resistente a produtos químicos e ao desgaste, não possui brilho e pode ser aplicado em locais com grande circulação de pessoas, como espaços públicos, comerciais e residenciais.

O esmaltado como o próprio nome sugere, possui acabamento superficial em esmalte. Sua superfície pode ser lisa, acetinada e brilhante, com relevo e rústica, oferecendo diversas possibilidades de uso em diferentes áreas. Outra vantagem desse material é sua facilidade de manutenção.

Esse tipo de porcelanato também pode ser encontrado com impressão em qualidade HD, uma versão que valoriza ainda mais o ambiente no qual é aplicado.

Já o porcelanato polido, possui mais fama quando o assunto é porcelanato. Ele tem brilho único, resultado do polimento e camada protetora que recebe durante sua fabricação. Molhado, ele pode se tornar escorregadio, por isso, seu uso é recomendado apenas para áreas secas da casa, como corredores, salas e quartos.

A versão HD do porcelanato polido recebe acabamento por meio das tecnologias mais avançadas em polimento, o que garante brilho intenso e alta reflexividade. Sua aplicação agrega muita classe e beleza aos ambientes, além de possibilitar infinitas possibilidades de reprodução de pedras naturais e madeiras, devido à sua tecnologia de impressão em alta definição.

Falando de cerâmicas, estes revestimentos são conhecidos pela sua durabilidade e praticidade. Sua superfície é esmaltada e pode ser lisa, acetinada ou brilhante, com relevo e rústica, oferecendo diversas possibilidades de uso em diferentes áreas.

A impressão HD valoriza ainda mais suas cores e design, oferecendo várias alternativas para decoração superficial da peça.

São resistentes à ação de agentes químicos e à umidade, as esmaltadas possuem uma camada de esmalte que impermeabiliza a peça. Para saber se a cerâmica é esmaltada, basta verificar a sigla GL na embalagem. As não esmaltadas não possuem aplicação de esmalte e são representadas pela sigla UGL.


Fatal error: Cannot redeclare class Mobile_Detect in /nfs/c09/h01/mnt/209353/domains/detalhesacabamentos.com.br/html/widget/Mobile_Detect.php on line 23